quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Nariz entupido!!! o que fazer?

O nariz entupido é um problema sério, dificuldade de respirar e para dormir, dores de cabeça, coriza, etc... Mas muitas pessoas irão agradecer estes remédios naturais para a poder solucionar sem medicamentos.
O que é a congestão nasal (nariz entupido)?
A congestão nasal é uma obstrução das fossas nasais por consequência da inflamação da mucosa que cobre as paredes interiores das fossas nasais.
A inflamação provoca um excesso de produção de muco que dificulta a respiração e inclusivamente em alguns casos provoca vermelhidão e comichão no lábio superior e no nariz.
Causas ou etiologia
Gripe, Constipação comum, Alergia, Sinusite, Bronquite, Laringite, Rinite, Broncopneumonia, Fumar, Alergias alimentares, etc...
Sintomas da congestão nasal
Dificuldade respiratória, Muco líquido e abundante, Espirros, Febre (por vezes), Dor de garganta, ouvido, cabeça, muscular, Olhos chorosos, etc...
Fitoterapia
Quando sofremos de congestão nasal é muito importante a hidratação para evacuar a mucosidade, mas existem remédios antigos para limpar as vias respiratórias.
Eucalipto: fazer vapores com folhas de eucalipto. Abre as vias respiratórias e ajuda a expulsar o muco.
Cebola: se colocarmos uma cebola cortada ao meio na mesa de cabeceira, irá ajudar na recuperação da constipação e da congestão nasal.
Camomila: utiliza-se da mesma forma que o eucalipto (em vapores) e como infusão.
Equinácea: aumenta as defesas, diminuindo a possibilidade de actuação de agentes patogénicos que provocam congestão nasal.
Acupunctura
A acupunctura é ideal para descongestionar as fossas nasais, aumenta o Qi do nosso organismo para uma pronta recuperação e prevenção.
Homeopatia
É recomendada a homeopatia para a congestão nasal, mas em casos em que acontece uma congestão nasal unida a alergia.
Outros remédios
Um remédio antigo é a água salgada introduzida nas fossas nasais; descongestiona a mucosidade e é ideal para as crianças. Nas ervanárias e farmácias vendem-se sprays com água do mar.
Dieta para a congestão nasal
Quando estamos muito congestionados convém evitar os produtos lácteos e o excesso de farinhas (pão, cereais, massas).
Os alimentos picantes (gengibre, pimenta, alho, wasabi, etc.) ajudam bastante. Com efeito, uma infusão de gengibre é um dos melhores remédios naturais que existem para estes casos.
Recomendamos que consulte o seu médico, se os sintomas se mantiverem.
As informações aqui demonstradas, tem função meramente informativa.
Lembrem-se:
 O uso abusivo de medicamentos poderá acarretar em problemas maiores dos que o usuário/paciente já tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar este artigo

Familia; Base da Sociedade?'> familia'> base'> sociedade'> familiabasedasociedade'>