domingo, 3 de junho de 2012

Falando de homossexualidade às crianças!!!

à Como explicar a homossexualidade para as crianças?

Com a exposição cada vez maior nos meios de comunicação, as crianças já nos perguntam sobre o assunto com maior frequência. A exposição de forma desordenada e sensacionalista, dessa modalidade de “relação afetiva” como se fosse coisa de moda, obriga a família e a Igreja a mostrar aos inocentes que isso tudo não é tão normal o quanto se apresenta.

Que as crianças nos indaguem sobre questões sexuais envolvendo Homem e Mulher, normal, porem o ato sexual tomou um rumo diferente do amparado por DEUS, passando a ser corriqueiro entre homens/homens e mulheres/mulheres formando então os casais Gays ou Homossexuais.

à Como falar com os filhos sobre a Homossexualidade sem complicações:

Primeiramente os Pais devem se tornar amigos verdadeiros dos filhos de forma que eles tenham total confiança neles, quer seja menino ou menina.

Homossexualidade é facilmente confundido com “pecado” sob o prisma da Igreja ou “safadeza” sob a visão critica dos moralistas, isso complica ainda mais a maneira com que se deve ser explicado aos filhos.

à Como educar evitando o preconceitos?

Qualquer tipo de preconceito ganha força dentro de casa, na própria família, ainda que a manifestação venha de outros locais, tipo escola; cabe à família, formada por pai, mãe preocupados com a educação do filho, intervir no sentido de esclarecer quaisquer dúvidas dos filhos, respondendo-as de modo que sejam compreendidas, preferencialmente sem meio termo, sejam diretos e descontraídos quando o assunto sobre sexualidade.

O desenvolvimento da criança/adolescente e sua maturidade é muito importante, devendo-se observar a capacidade de compreender o que você esta tentando transmitir à criança. No entanto os pais devem primeiramente entender a forma com que os filhos veem a homossexualidade.

A formação psicológica da criança e feita no seio familiar, servindo de parâmetro para quando esta se deparar com o tema em estudo junto a vida social, desenvolvendo um senso crítico e fazendo valer seus próprios conceitos, não permitindo influências de terceiros.

Algumas pessoas acreditam que cenas homossexuais podem influenciar as crianças em sua opção sexual, havendo muita discussão sobre comportamento sexual humano. Existem grupos que apontam para questões genéticas como causadoras de comportamento homossexual, outras, para disfunções psicológicas e outros para aspectos de influência do meio em que vive; a exposição a cenas de homossexualidade em televisão ou qualquer outro meio, acaba por banalizar os preceitos da ética familiar e nos leva a acreditar que homossexualidade seja uma opção, uma escolha ou o resultado de alguma influência exterior, ela é um somatório muito complexo de acontecimentos na vida da pessoa.

Verdadeiramente o que prejudica a formação de uma criança é uma família que não esteja voltada à sua educação, são pais omissos ou ausentes, que tenham comportamentos inadequados e sem ética, ou de valores e concepções errôneas. Não é a homossexualidade que vai trazer algum prejuízo ao desenvolvimento infantil, é a forma como ela é vista pela família e repassada aos filhos.



Sigmund Freud dedicou seus estudos a questões da sexualidade humana, e causou muito furor e surpresas ao dizer que a sexualidade infantil tem influência direta no desenvolvimento psicológico do ser humano. Até então, sexualidade restringia-se ao ato sexual entre adultos e não a questões que interessassem às crianças. Há muitas diferenças entre homossexualidades masculina e feminina, mas a essência é que não se trata de uma doença e nem de uma perversão, há psicanalistas de expressão que a definem como uma modalidade própria de amor, uma maneira particular de amar e sentir-se amado. O importante é que as pessoas percebam que a significado da homossexualidade mudou muito nos últimos anos e cada vez mais novas representações surgirão, ensejando também com que a sociedade mude.

3 comentários:

  1. Muito compliacado esse negocio de homossexualidade não é?
    Quando se transita pela Av Paulista, em São Paulo, é só o que se vê!!!

    ResponderExcluir
  2. A omissão, a ausência, a completa falta de atenção aos pequenos problemas trazidos à tona no dia-a-dia são as causas dos problemas que acometem às crianças.
    Pais presentes e ativos, que acompanham a educação e o crescimento dos filhos, são as verdadeiras células que fortalecem suas personalidades.
    Getulio Jucá
    Recife-Pe.
    08Mai12

    ResponderExcluir
  3. É meu amigo Getúlio, sabias palavras as tuas, pena que não sejam ditas em cadeia nacional, o grande problema da humanidade é que pouco a pouco, em busca de uma falsa liberdade fomos perdendo a jóia mais preciosa de nossas nossas vidas, A FAMÍLIA, senso de acolher um irmão e guiá=lo para o caminho do Bem. Hoje vemos pais que acham melhor quando um filho esta a brincar na rua sem mesmo saber com quem, para "ter sossego em casa", daí a muitas outras coisas pequenas que foram minguando o amor entre pais e filhos e entre irmãos, hoje a sensação de modernidade não é so um telefone movel, ou mesmo um computador, modernidade de hoje é não saber e nem ter regras, e se alguem incomodar, digo que estão discriminando, digo que viola meus direitos, mundo estranho esse nosso amigo, mundo estranho...
    obrigado pelo comentário e sinta-se à vontade para me enviar textos teus que queira ver publicado nesse blog. Abraços à moda da casa do bom homem...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar este artigo

Familia; Base da Sociedade?'> familia'> base'> sociedade'> familiabasedasociedade'>