domingo, 25 de março de 2012

Nauseas e Vômitos em Crianças!!!

Os sintomas de problemas estomacais podem começar com a perda do apetite, passar para enjôo ou náusea e depois dor, propriamente dita - constante ou espasmódica - na boca do estômago, seguida de vômito e, às vezes, diarréia. A criança pode
reclamar de uma "dor de cabeça na barriga" ou que seu abdome está "cheio" ou dolorido. A dor pode ser localizada, em todo o abdome ou variar de lugar. O abdome pode ficar sensível ao toque. Pode haver vômito, talvez com ondas de náuseas, bem antes do episódio e alívio temporário logo em seguida.
As dores de barriga infantis têm uma série de causas físicas e emocionais. No bebê, a dor de barriga e o vômito podem estar associados a problemas graves, inclusive meningite, infecção do trato urinário (ITU), dificuldades de alimentação e anomalias. Em crianças mais velhas, a dor de barriga e o vômito podem ser resultado de intoxicação alimentar, superalimentação, cinetose, infecção, hepatite, apendicite, constipação, esforço muscular, cansaço, alergias alimentares ou ingestão acidental de drogas e venenos. Problemas emocionais, como saudade, tristeza, nervosismo, raiva ou ansiedade devido a um evento iminente, podem se transformar em problemas estomacais. A criança que luta com sentimentos relativos a uma separação, nascimento de um irmãozinho, férias, prova final ou medo da escola pode desenvolver uma dor de barriga.
Um único episódio de náusea ou vômito provavelmente será uma reação a algum alimento que a criança tenha ingerido ou sinal de um problema emocional. Quando a náusea é forte ou persiste durante mais de algumas horas, a causa mais provável é intoxicação alimentar ou infecção. As infecções bacterianas podem ser provocadas por vários organismos, inclusive Campylobacter, Escherichia coli (E. coli), Salmonella, Shigella ou Staphylococcus. Na maioria das vezes, o vômito relacionado a uma infecção bacteriana intestinal será acompanhado de diarréia e febre, ao passo que a intoxicação alimentar causada por uma toxina bacteriana tem menos probabilidade de causar febre. As infecções virais também podem causar diarréia. Seu médico, após ouvir a história e os sintomas do seu filho e realizar exames e uma avaliação física, pode ajudar a diagnosticar a causa subjacente da dor de barriga e/ou vômito do seu filho, para que você possa tratar de forma adequada.
Se uma doença subjacente tiver sido descartada e seu filho mesmo assim se queixar de dor de barriga, talvez queira considerar causas emocionais para sua aflição. Um bom ponto de partida talvez seja conversar com seu filho e com o médico, professores, orientadores escolares ou até mesmo um terapeuta. Tenha em mente que, mesmo sendo os sintomas do seu filho de origem emocional, o desconforto que causam é verdadeiro e merece tratamento e atenção, como se fosse de origem física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar este artigo

Familia; Base da Sociedade?'> familia'> base'> sociedade'> familiabasedasociedade'>