domingo, 1 de julho de 2012

Conjuntivite, o que é?

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a quinze dias e não costuma deixar sequelas, tendo como causas infecciosas, alérgicas ou toxicas. É transmitida por
vírus (mais freqüente) ou bactérias e pode ser contagiosa. Nestes casos, a contaminação se dá pelo ar, especialmente em ambientes fechados, pelo uso de objetos contaminados, contato direto com pessoas contaminadas e até mesmo pela água da piscina.
Existem diferenças entre os vírus, sendo que alguns se mostram mais agressivos e provocam grande desconforto ao paciente. A doença pode apresentar-se na forma aguda ou crônica e os sintomas são: olho vermelho, coceira, lacrimejamento, sensibilidade à luz e secreção branca ou amarelada.
Também podem ocorrer febre, dor de garganta e dores pelo corpo e, normalmente, a pessoa acorda com os olhos grudados devido à secreção.
Este tipo de conjuntivite requer alguns cuidados especiais que podem evitar a transmissão.

Veja quais são: à Lave as mãos com maior freqüência;

à Evite coçar os olhos, se não puder evitar, lave-os em agua corrente;

à Lençóis, travesseiros e toalhas devem ser de uso individual;

à Use sempre lenços descartáveis, nunca os de pano, que se utiliza e guarda-os no bolso para reutilizar, não é saudável;

à Evite o uso de objetos de quem estiver com conjuntivite (maquiagem, copo, toalha, travesseiro e etc.) ;

Conjuntivite alérgica
Geralmente ocorre nos dois olhos e em pessoas predispostas à alergia (que já têm rinite, bronquite e/ou outras atopias). Não é contagiosa, ou seja, não passa de uma pessoa para outra e nem de um olho para o outro, mesmo que em alguns casos se apresente antes em um olho e depois no outro. Entre as conjuntivites alérgicas os sintomas são a coceira nos olhos e/ou pálpebras, olhos vermelhos, e secreção (geralmente pegajosa e clara). Pode haver períodos de melhora e reincidência. Nestes casos, é importante que a causa da conjuntivite seja encontrada, pois esta pode variar de pessoa para pessoa.
Conjuntivite tóxica
Este tipo de conjuntivite é causado pelo contato direto com o agente tóxico. Muitas vezes este agente pode ser medicamentoso, como o colírio, por exemplo. Em alguns casos, este tipo de conjuntivite ocorre em recém-nascidos devido ao uso obrigatório do colírio (Nitrato de prata 1%) no momento do nascimento. O sintoma é olho (ou olhos) vermelhos e irritados.
Entre as substâncias mais comuns que causam a conjuntivite tóxica podemos citar alguns produtos de limpeza, fumaça de cigarro e poluentes industriais.
A pessoa com conjuntivite tóxica deve se afastar do agente causador e lavar os olhos com água abundante. Se a causa for medicamentosa, deve-se suspender o uso, sempre mediante orientação médica.

Caso suspeite estar com conjuntivite, procure imediatamente um médico e é de extrema importância agir corretamente no tratamento..
Conforme declaração da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo-BR, devemos tomar alguns cuidados para prevenir a conjuntivite, alertando que não devem ser tomados somente no Verão, mas no ano todo, pois a doença apresenta incidência e transmissão o ano todo.
Na década de 1980 a doença passou a ser objeto de vigilância epidemiológica devido ao surto de casos que surgiram e só em 2003 foi implantado um sistema de monitoramento da doença com o propósito de investigar e adotar medidas de controle da doença; Com base nesses dados tornou-se possível a conclusão de que a doença (conjuntivite) apesar de aparentemente ser doença de verão, tem uma alta incidência também nas outras estações do ano.
Em 2009, foram registrados 153.102 casos da doença somente no Estado de São Paulo/Br.

Um comentário:

  1. Muito bom essa materia!!ainda mais agora com esse tempo..que ja nao sabemos se faz frio ou calor; e muito bom tambem pra nos que temos filhos em pre-escola.obg por nos manter informados.Parabens pela materia.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar este artigo

Familia; Base da Sociedade?'> familia'> base'> sociedade'> familiabasedasociedade'>